quinta-feira, 5 de março de 2015

Conteúdo programático

Conteúdo Programático da Unidade 1


Primeiro encontro
Nesta aula, estudaremos sobre o planejamento participativo. Para compreendê-lo enquanto atividade que envolve diferentes elementos, iniciaremos discutindo o conceito de planejamento e, em seguida, refletiremos sobre o conceito de participação e sua relação com o planejamento. Você compreenderá que existem diferentes concepções e características de planejamento, as quais estão relacionadas com as concepções de gestão construídas em diferentes momentos históricos. Aprenderá também que a participação dos diferentes segmentos da escola no planejamento é de suma importância para a elaboração do PPP. Vamos à aula então?


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA (Unidade 1):


Unidade I – Planejamento escolar participativo
            1.1 – Planejamento na educação: concepções e características
1.1.1 – Diferentes enfoques à gestão e planejamento da educação
1.1.2 – Características do planejamento educacional
                        1.2 – Três etapas do planejamento


Unidade I – Planejamento escolar participativo

Objetivos:
Ø  Aprender os conceitos, a importância e características do planejamento escolar e do planejamento participativo.
Ø  Compreender a importância do planejamento para a vivência de um processo educativo democrático na educação profissional.


1.1  – Planejamento na educação: concepções e características

Planejamento para ter sentido precisa ter relação com a prática, isto é, precisa ser concebido como um processo de intervenção da realidade escolar, o qual envolve reflexão e tomada de decisão visando à transformação ou ao redirecionamento das ações.  Uma instituição escolar, para desenvolver uma educação de qualidade, necessita formular seus objetivos, propor ações significativas, escolher os meios e critérios para avaliá-las  e isso se torna possível por meio do processo de planejamento.

“ Sem planejamento , a gestão corre a sabor das circunstâncias, as ações são improvisadas, os resultados não são avaliados.”
Libâneo, 2004.


Existem diferentes concepções, características e fundamentos de planejamento escolar.

Para Padilha (2003)as tradições filosóficas influenciaram as práticas administrativas e a gestão escolar e consequentemente a prática de planejar.

As principais foram:

Funcionalista do consenso      origem nas teorias positivistas e evolucionistas

Interacionalista do conflito     teorias criticas e libertárias, dentre elas o Marxismo e o existencialismo.

1.1.1        – Diferentes enfoques à gestão e planejamento da educação

Ø  Jurídico
Ø  Tecnocrata
Ø  Comportamental
Ø  Desenvolvimentista
Ø  Sociológico

O planejamento é realizado a partir de uma relação tríplice que envolve necessidade formativa de grupo/escola/sujeitos, política educacional, legislação. Em cada contexto histórico, a educação é pensada, organizada, planejada, no intuito de atender às demandas educativas da sociedade. Para tanto, são pensadas políticas que definem o rumo da educação, que definem o papel a exercer. Assim, as políticas para educação são base para planejar a educação. Como parte dessa política, são elaboradas leis, diretrizes que são as bases legais que dão suporte ao planejamento na educação.

Segundo a LDB o planejamento é entendido como um processo de análise crítica da realidade educacional/escolar, de reflexão e tomada de decisão mediante as necessidades educativas. Enquanto processo, deve ser realizado coletivamente, com a participação dos diversos sujeitos e segmentos educativos.

1.1.2        – Características do planejamento educacional

Aspectos técnicos – pois são utilizados métodos de analise, diagnósticos, previsão e avaliação.

Aspectos políticos – se referem aos posicionamentos, valores e paradigmas que norteiam a tomada de decisão.

O planejamento pode ser sistêmico pois deve partir de uma visão global do sistema educacional e deve abranger projetos, programas e ações diversas.


1.2  – Três etapas do planejamento

Ø  Análise da realidade presente como compreensão da situação,da educação que temos – reflexão, leitura de mundo – muito mais que sua contabilização estatística do diagnóstico tradicional.
Ø   Projeção das transformações dessa realidade desejadas num horizonte de futuro determinado e das estratégias para realizá-las: a qualidade social da educação que queremos, os objetivos e ações necessárias para alcançá-la.
Ø   Realização, monitoramento, reflexão e reorientação das ações – a práxis da caminhada (FNE, PNE, 2011, p. 31).



O processo de planejamento resulta em diferentes registros ou documentos, tais como planos, projetos, programas.



 


 Avaliação


Analise o processo de planejamento de sua escola. Reúna-se em grupo de 5 pessoas e converse com seus colegas, procurando identificar a forma como foi realizado o processo de planejamento da sua escola. Identifique qual enfoque está fundamentado: funcionalista ou interacionalista? Há características de um planejamento participativo? Em que nível acontece a participação dos sujeitos?

Após analisar o processo de planejamento de cada escola, escolham uma e escrevam uma síntese sobre o processo de planejamento da escola escolhida.




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